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quinta-feira, 10 de abril de 2014

Unidade 2, página 53,54 e 55

16:20
Capitulo 3

Trabalhando as ideias do capitulo:

1. a) b, a, c
b) a: joseph john thomson. b: john dalton. c: ernest rutherford, niels bohr, james chadwick.

2. a, b, c, g, h, j, k, l.

3. a, c, d.

4. elétrons: 83; prótons: 83; nêutrons: 126 (209–83=126).

5. número atômico 8: 2, 6 número atômico 13: 2, 8, 3 número atômico 18: 2, 8, 8 número atômico 19: 2, 8, 8, 1 número atômico 32: 2, 8, 18, 4 número atômico 35: 2, 8, 18, 7 número atômico 37: 2, 8, 18, 8, 1 número atômico 51: 2, 8, 18, 18, 5

6. número atômico (z): 53; número de massa (a): 53 74 127.

7. a) número de prótons: 26; número de elétrons: 26; número de nêutrons: 30. b) número de prótons: 94; número de elétrons: 94; número de nêutrons: 145. c) número de prótons: 89; número de elétrons: 89; número de nêutrons: 112.

8. a expressão indica que o número de massa (a) é igual ao número de prótons (z) mais o número de nêutrons (n).

Pense um pouco mais:

1. a) o número 1 indica o nêutron; o número 2, o próton; e o número 3, o elétron.
b) a partícula de carga elétrica positiva é a de número 2, e a de carga elétrica negativa, a de número 3.
c) a carga elétrica das partículas amarelas é zero. (não têm carga elétrica.)
d) o número atômico é 3. e) o número de massa é 7.

2. porque o termo átomo foi proposto originalmen-te para identifcar a menor parte da matéria, indi-cando uma partícula que não poderia mais ser dividida emoutras. hoje, no entanto, sabe-se que o átomo é formado por elétrons, prótons e nêu-trons, e mesmo essas partículas são formadas por partículas ainda menores.

3. porque os prótons e nêutrons encontrados no núcleo do átomo têm massa muito maior que a dos elétrons, que fcam fora do núcleo.

4. o núcleo do átomo corresponderia ao sol e os elétrons aos planetas.

5. o íon de chumbo tem 82 prótons e 80 elétrons

6. 16 prótons e 18 elétrons.

7. 3.

8. 36.

9. cinco milhões de átomos

De olhos nos textos:

1° texto:
a) porque os alimentos são formados por pro-dutos químicos, e esse termo indica tanto as substâncias naturais como as substâncias produzidas pelo ser humano.

b) o que o fabricante quer dizer é que esse ali-mento não possui aditivos químicos, que são produtos adicionados aos alimentos para sua conservação ou para conferir cor, gosto, chei-ro, textura, etc. texto

2° texto:
a) porque, por meio dos processos de decom-posição (de organismos mortos e restos de organismos vivos, como as fezes),absorção de nutrientes pelas plantas, de fotossíntese e da passagem do alimento pela cadeia alimentar, os átomos são cons-tantemente reciclados e reaproveitados para formar novas moléculas no corpo de seres vivos.

b) a conclusão do estudante não procede, por-que, embora possa haver em seu cérebro al-guns átomos que fizeram parte do cérebro de einstein, a organização cerebral de um e de outro é diferente. afinal, trata-se de pes-soas geneticamente diferentes, que, por isso, não possuem exatamente as mesmas substâncias no organismo. além disso, o ambiente é muito importante para a forma-ção da personalidade de um indivíduo.


2 comentários:

  1. Por favor me ajudem eu preciso das respostas da atividade trabalhando as ideias do capitulo da pagina 66 da unidade 2 do 9 ano
    SOCORROOOO!

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    1. Krida tinha o xml do livro no canto superior direito da página. Ano que vem vc usa os dos ensino médio, bjs

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