Capitulo 10
Trabalhando as ideias do capitulo:
1. a) simples troca.
b) reação de análise ou decomposição.
c) reação de adição ou síntese.
d) reação de dupla troca.
2. a) 3koh h 3 po 4 k 3 po 4 3h 2 o dupla troca
b) 2hgo 2hg o 2 decomposição ou análise
c) fe 2hcl fecl 2 h 2 simples troca
d) 2kclo 3 2kcl 3o 2 decomposiçãoou análise
e) h 2 cl 2 2hcl síntese
3. 2c 2 h 6 o 6 o 2 4co 2 6h 2 o
4. a quantidade de matéria permanece constante. é a lei da conservação da massa: “numa reação química, a massa total das substâncias perma-nece constante, quaisquer que sejam as reações que nela se processem”.
5. lei das proporções constantes (ou lei das propor-ções fxas ou defnidas): “determinada substân-cia pura contém sempre os mesmos elementos combinados na mesma proporção de massa”. a proporção entre as massas de hidrogênio e de oxigênio é de 1 para 8.
6. a) 2al 3ag 2 s 6ag al 2 s 3 ;
b) a reação é de simples troca.
7. b, c, e, g, h, j.
8. a, b, c, e, h, j.
Pense um pouco mais:
1. c 3 h 8 5o 2 4 h 2 o 3co 2
2. a) 2naoh h 2 so 4 na 2 so 4 2h 2 o
b) so 3 2kohk 2 so 4 h 2 o
3. a vela acesa colocada em um vidro fechado apa-ga em pouco tempo porque o oxigênio do ar que promove a reação de combustão termina, inter-rompendo a queima.
4. a) hidrogênio e oxigênio.
b) o hidrogênio foi recolhido no frasco à direita e o oxigênio no frasco à esquerda, uma vez que o segundo frasco contém cerca de duas vezes mais gás do que o frasco à esquerda e na eletrólise da água é produzido uma quantidade duas vezes maior de hidrogênio do que de oxigênio.
c) sim, porque novas substâncias (o gás hidro-gênio e o gás oxigênio) foramproduzidos nes-se processo.
5. ca(oh) 2 co 2 caco 3
6. a) 2mg o 2 2mgo
b) a massa total dentro do bulbo, depois que o flash é disparado, é igual à massa total antes do disparo, o que pode ser explicado pela lei da conservação da massa.
7. a) quando acendemos o pavio de uma vela, um pouco de parafna é absorvido pelo pavio, se vaporiza e se combina com o oxigênio do ar, liberando gás carbônico e vapor de água. essa perda demassa da vela para a atmosfera faz a balança pender para o lado da vela que estava apagada.
b) aumentou, porque o ferro da palha de aço combinou-se com o oxigênio do ar, produzin-do óxido de ferro.
8. a) gás carbônico.
b) quanto maior o volume de gás produzido por unidade de tempo, maior a velocidade dessa reação.
9. a) c 9 h 8 o4
b) c 9 h 8 o 4 9o 2 9co 2 4h 2 o
10. o hidrogênio deve servir de combustível, reagin-do com o oxigênio e fornecendo energia para o veículo (a reação produz água).
11. omagnésio reage como ácido clorídrico e produz cloreto de magnésio e gás hidrogênio. equação: mg 2hcl mgcl 2 h 2 .
12. 3o 2 2o 3
13. é endotérmica porque a temperatura da solução caiu de 16 graus celsius para 9,6 graus celsius, mostrando que a reação absorveu energia na for-ma de calor da solução.
14. a) sistema ii
b) sistema iii
c) sistema i
d) sistema ii
15. a palha de aço enferrujada pesa mais do que a nova, devido à reação química entre o ferro, o oxi-gênio e a água. por isso, a balança acusa uma massa um pouco maior no segundo caso.
De olho no texto:
a) o sódio se oxidou e o cloro se reduziu.
b) reagentes: glicose e oxigênio. produtos: gás carbônico e água.
c) equação: 6co 2 6h 2 oc 6 h 12 o 6 6o 2 . rea-gentes: gás carbônico e água. produtos: glico-se e oxigênio. a energia vem da luz do sol.
Atividade em grupo:
1. na estratosfera (camada da atmosfera entre 10 km e 45 km de altura), parte do gás oxigênio (o 2 ) é transformada em ozônio (o 3 ) pelos raios ultravioleta do sol. essa camada de ozô-nio funciona como um filtro protetor, retendo cerca de 80% de toda a radiação ultravioleta. no entanto, a camada de ozônio vem sendo destruída pelos gases liberados por aviões supersônicos (que voam acima de 20 km de altitude) e, principalmente, pelos clorofluor-carbonos (cfcs), grupo de gases usados na indústria. os clorofluorcarbonos foram de-senvolvidos na década de 1930 para dar pres-são em embalagens de sprays (aerossóis) de inseticidas, desodorantes e outros produtos. esses gases foram usados também em apa-relhos de ar condicionado e geladeiras, como gás de refrigeração, na limpeza de circuitos eletrônicos e na fabricação de espuma de plástico e isopor. os cfcs liberam átomos de cloro, que reagem com o ozônio transformando-o em oxigênio. de forma simplifcada, o processo pode ser resumi-do assim: cf 2 cl 2 cf 2 cl cl cl o 3 clo o 2 clo ocl o 2 o resultado é a formação dos chamados “bu-racos” na camada de ozônio (regiões mais fi-nas das camadas), com o consequente au-mento na incidência de raios ultravioleta sobre a superfície da terra, provocando aumento no número de casos de câncer de pele, entre ou-tros problemas. os raios ultravioleta destroem também algumas células de animais e plantas, danifcam semen-tes e prejudicam as colheitas. por isso, decidiu- -se que os cfcs devem ser substituídos por ga-ses que não atacam a camada de ozônio. em setembro de 1987, foi assinado o protocolo de montreal e, desde que entrou em vigor, as emissões de cfcs diminuíram bastante. espe-ra-se que, com o tempo, a camada de ozônio se regenere (que o gás oxigênio se transforme em ozônio pela ação dos raios ultravioleta). além de não mais produzir cfcs, em 2007 o brasil proibiu a importação desses produtos e o uso do herbicida brometo de metila, que também destrói a camada de ozônio. o brasil e outros países em desenvolvimento têm o compromisso de banir os cfcs até 20 10. es-ses compostos ainda são usados em geladei-ras e aparelhos de ar condicionado antigos (anteriores a 2000).
2. antoine laurent lavoisier (1743-1794) nasceu em paris. é considerado o fundador da quími-ca moderna. além de realizar pesquisas, tra-balhou como coletor de impostos do governo. naquela época, a composição química do ar ainda não era conhecida. a teoria aceita para explicar a combustão era a teoria do flogisto, uma substância liberada na combustão. tam-bém se acreditava que a matéria podia surgir do nada e desaparecer. por meio de experi-mentos, lavoisier demonstrou que, em vários casos, uma substância depois de queimada (calcinada) torna-se mais pesada, ao contrá-rio do que previa a teoria do flogisto. lavoisier percebeu que algo deveria ter se combinado ao material. em um de seus experimentos, ele aqueceu mercúrio em um recipiente fechado e observou que se formava um pó avermelhado (óxido de mercúrio) na superfície do metal. observou ainda que o ar desse recipiente di-minuía de volume. depois, realizou a operação inversa, aquecendo óxido de mercúrio e reco-lhendo o gás que escapava. lavoisier concluiu que o aumento de peso na combustão do mercúrio e de outros metais é causado pela combinação desses metais com o oxigênio do ar. além da teoria da combustão, lavoisier formulou a lei da conservação da massa. se-gundo ele, “nada é criado nas operações quer experimentais, quer da natureza, e, conse-quentemente, posso deduzir que em qualquer operação existe uma quantidade de matéria igual antes e depois da operação”. ele ajudou também a criar a nomenclatura química atual: óleo de vitríolo passou a se chamar ácido sul-fúrico; aqua fortis, ácido nítrico, etc. em 1789, no início da revolução francesa, lavoisier lan-ça seu tratado elementar de química, com as bases da química moderna. foi preso durante a revolução francesa e guilhotinado em 1794, sob a acusação de ter servido a monarquia como coletor de impostos. ficou famosa a fra-se do matemático lagrange por ocasião da execução de lavoisier: “num instante corta-ram-lhe a cabeça, mas outra igual talvez não surja na frança em cem anos”.
3. polímeros são moléculas formadas pela união de várias moléculas iguais ou semelhantes (do grego polys, ‘muitos’, e meros, ‘parte’). entre os polímeros naturais estão o amido e a celulose, formados pela união demuitas moléculas de gli-cose. o amido é encontrado, por exemplo, em muitas frutas, na batata e no arroz. a celulose envolve a célula vegetal e é encontrada em maior quantidade em muitas verduras, cascas de frutas e cereais integrais. no organismo hu-mano há polímeros com funções fundamentais para a vida, como o dna, que constitui omaterial químico do gene, e as proteínas, que formam di-versas estruturas da célula. na indústria quími-ca, existem diversos polímeros importantes, como o cloreto de polivinila (pvc, das iniciais em inglês de polyvinyl chloride), usado em encana-mentos; os tecidos sintéticos, como o náilon; o polietileno, um plástico usado em sacolas, gar-rafas, brinquedos, gabinetes de aparelhos elé-tricos, entre outros; os silicones, usados em pró-teses na medicina e em óleos e borrachas. um dos problemas dos plásticos, porém, é sua dif-culdade de degradação na natureza e conse-quente acumulação no lixo. por isso, a recicla-gem é importante para esses produtos.
Aprendendo com a prática:
1. a) gás carbônico.
b) não, porque o gás carbônico escapou do copo.
c) o comprimido em pedaços dissolveu-se mais rapidamente, já que a superfície de contato das substâncias com a água é maior e, com isso, a velocidade da reação química também é maior.
2. os alunos devemobservar uma regiãoaverme-lhada na palha de aço molhada, o que mostra que a água é um fator importante na formação da ferrugem. a questão é alguns sinais podem indicar a ocorrência de reações químicas, como a mudança de cor ou de odor ou a liberação de um gás ou de calor. mas, para ter certeza, é preciso analisar e comparar a densi-dade, o ponto de fusão e outras propriedades espe-cíficas das substâncias antes e depois da reação. a equação química que representa essa reação é 2h 2 o 2 2h 2 o.
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