Capitulo 11
A questão é:
como o movimento é relativo, tomando a bicicle-ta como referência, o garoto está parado. mas em rela-ção ao solo, ele está emmovimento. a velocidademé-dia é a razão entre o deslocamento do corpo e o inter-valo de tempo gasto nesse deslocamento. portanto, a velocidade média do atleta da questão foi de 5 m/s.
Trabalhando as ideias do capítulo:
1. em relação ao amigo na garupa, a pessoa está parada, pois sua distância em relação a ele é constante, não muda. já em relação a um poste da rua, ela está em movimento. em relação ao amigo, a velocidade média é zero.
2. velocidade média=> 400 m : 80 s = 5 m/s.
3. v = s/t, logo t => 400 : 16 = 25 s.
4. 10 cm/s equivalem a 0,1 m/s no sistema inter-nacional de unidades. o espaço percorrido em m/s é calculado pela fórmula: v = s/t. (ou s v ? t 0,1 ? 50 5 m.)
5. não; 72 km/h equivale a 20 m/s (72 : 3,6)
6. a) 250 m/s
b) 1080 m/s.
7. 40 minutos.
8. a velocidademédia é de 300 : 300 = 1 m/s. como seu passo é de 0,5 m, ele deu 600 passos (300 : 0,5).
9. convertendo a velocidade do falcão para m/s, temos: 360 => 1 000/3 600 =100 m/s. logo, o avião (v = 200 m/s) é mais rápido.
10. s = 96 – 60 = 36 km ou 36 000 m e t 30 min 1 800 s. logo, v => 36 000/1 800 = 20 m/s.
11. a, c, d.
Interpretando e construindo gráficos:
1. a) 5 cm/s.
b) 5 cm/s.
c) porque a gota caiu em linha reta e a velocida-de se manteve constante.
d) ii.
2. carro a: 10 m/s. carro b: 20 m/s.
3. a) nos primeiros 30 s, o deslocamento dessa pessoa foi de 30 m e sua velocidade média foi de 1 m/s.
b) após os 30 s, pedro ficou parado: o desloca-mento foi zero e sua velocidademédia também.
c) 30 segundos.
4. a) v s/t; v (20 – 0)/2 10 m/s
b) v s/t; v (60 – 40)/2 10 m/s
c) (É pra desenhar um gráfico)
d) sim, pois se calcularmos a velocidade em cada intervalo de tempo, veremos que ela permanece constante em todo o percurso.
Pense um pouco mais:
1. vm 30 m/s.
2. t 1,4 ? 9 ? 10 8 km/ 300 000 km ? t 497 s.
3. não. a tartaruga leva 450 segundos para al-cançar a linha de chegada: t 900 cm/2 cm/s t 450 s. a lebre leva 500 segundos para al-cançar a linha de chegada: t 3 000 m/ 6 m/s t 500 s.
Aprendendo com a prática é para o PROFESSOR.
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
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Ótimo de mais amei❤❤
ResponderExcluirdemais*
ResponderExcluirPor nada!!!